Drauzio Varella

foto-drauzio-varellaDrauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 03 de maio de 1943.

Durante 20 anos, dirigiu o Serviço de Imumologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o Serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS.

Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições do exterior, como o Memorial Hospital de Nova York, aCleveland Clinic (EUA), o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute de Tóquio.

Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil, tendo participado de conferências internacionais e visitado serviços especializados no tratamento e prevenção dessa doença.

Na Rede Globo, participou de séries sobre saúde exibidas no programa dominical Fantástico.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV e da hepatite C na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário dentro da cadeia.

Colunista do jornal “Folha de São Paulo” e da revista “Carta Capital”, escreve sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida.

Idealizou e dirige o site www.drauziovarella.com.br, que prioriza a divulgação de informações e orientações médicas ao público leigo em linguagem simples e objetiva.

É autor de diversos livros:

AIDS Hoje (3 volumes) em colaboração com os médicos Antonio Fernando Varella e Narciso Escaleira.

Estação Carandiru (Companhia das Letras) Prêmio Jabuti de 2000. O livro, que se tornou um best-seller no Brasil, foi adaptado para o cinema por Hector Babenco e para um especial radiofônico na BBC de Londres.

Nas ruas do Brás (Companhia das Letrinhas) – Literatura infantil – Prêmio Novos Horizontes da Feira Internacional do livro de Bolonha, Itália, e revelação de autor de literatura infantil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2001.

Por um fio (Companhia das Letras) 2004

Borboletas da Alma (Companhia das Almas) 2006

O médico doente (Companhia das letras) 2007

Teoria das janelas quebradas (Companhia das Letras) 2010

Primeiros Socorros – Um guia prático (Claro Enigma) 2011

Coautoria: Drauzio Varella e Carlos Jardim

Carcereiros (Companhia das Letras) 2012

Vencer o câncer (Dendrix) 2014

Coautoria: Fernando Cotait Maluf, Antonio Carlos Buzaid, Drauzio Varella