Nora Bär (Argentina)

Nora BarJornalista científica desde três décadas. Editora e colunistas de Ciência e Saúde  do jornal La Nación. Desde nove anos, conduz um programa semanal sobre temas de ciência, saúde e tecnologia em rádios de Buenos Aires. Desde 2015 encabeça El Arcón, na Radio Del Plata.

É membro da Academia Nacional de Jornalismo e da Rede Argentina de Jornalismo Científico. Também conduz os cafés científicos da Academia Nacional de Ciências Exatas Físicas e Naturais e recebeu inúmeros prêmios, entre eles está incluído o  prêmio Konex para a divulgação científica (duas vezes), o prêmio da Universidade de Buenos Aires para Trajetória Jornalísticas, o prêmio Adepa, o prêmio Ineco para o jornalismo em neurociências o prêmio René Baron, entre outros.

Foi jurada de teses de doutorada em comunicação da ciência, dos prêmios Konex, e de concursos para a excelência em jornalismo científico, como o Prêmio Novo Nordisk para a excelência em jornalismo sobre a diabetes, o Prêmio Dow para a  Divulgação Científica, e o concurso Ciência que Ladra, Siglo XXI-La Nación.

É autora de Viceversa, colunas publicadas na La Nación, e De la probeta a los genes. Hormona de crecimiento, una epopeya científica argentina. Desde o ano passado é editora da coleção ¿Qué es…?, da Editorial Paidós.