Darío Fernando Patiño

Dario Patiño

.

Comunicador da Universidad Externado de Colômbia, tem 49 anos e dedicou 39 desses anos ao jornalismo impresso e televisivo internacional.

Foi fundador dos programas jornalísticos vespertinos da RCN – como Lechuza (Coruja), Hablando claro con la prensa (Falando claro com a imprensa) e El Radar, da TV Caracol. Como vice-diretor desse canal colombiano, ajudou a consolidar a informação sobre saúde nos noticiários, incluindo pela primeira vez uma médica na equipe de redação.

Trabalhou no noticiário QAP das 19 horas, e nos diários El Espectador e La República, na Colômbia. Durante 10 anos foi director de notícias da Caracol TV, bem como da RCN TV e da City TV.

Três vezes vencedor do Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar, é, ao mesmo tempo, presença constante e instrutor em workshops da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano. Neles tem compartilhado conhecimentos e experiências com escritores de estatura de Gabriel García Márquez, Ryszard Kapuscinski y Tomás Eloy Martínez. Além disso, participou de oficinas com Gay Talese no Festival Independente de Bogotá.

Embora inicialmente tenha se especializado em jornalismo econômico, cobriu todas as fontes informativas para jornais e canais de televisão. Destacam-se suas entrevistas a personalidades de todas as áreas, líderes políticos, esportistas, cantores e comandantes rebeldes durante os procesos de paz.
Atualmente trabalha como assessor de notícias no canal Ecuavisa e faz parte do conselho editorial da revista Vistazo no Equador. Continua colaborando com revistas e a FNPI. Seu maior orgulho é ter contribuído para a formação de toda uma geração de jornalistas brilhantes e ter incentivado, com seu exemplo, a prática responsável e inovadora da profissão.