Juan Mascardi

Juan MascardiNascido em 1974 em Colón, Buenos Aires, Argentina. Licenciado em Comunicação Social e especialista em Comunicação digital tal na Universidade Nacional de Rosario. Diretor da licenciatura em jornalismo e da licenciatura em produção e realização audiovisual na  Universidade Aberta Interamericana, com sede em Rosario.

Foi cronista em ‘Telefé Noticias’ do Canal 5 Rosario, produtor em crônica de TV, escreveu e dirigiu o ciclo de crônicas audiovisuais Substancias Elementares  (Canal Encuentro – Televisión Digital Aberta TDA).

Atualmente dirige o projeto transmídia “Abrazos de agua” www.abrazosdeagua.com.ar que conta junto com o grupo Tiburones del Paraná  a experiência de nadar e superar todo tipo de barreiras. É o coordenador do projeto digital Crônica Z www.cronicaz.com.ar e Editor do local Canal 5 Telefe www.canal5rosario.com.ar. É colaborador da revista Replicante (México), Yorokobu (Espanha) Rosario Express e La Nación.com.

Foi um dos finalistas nos Prêmios de Jornalismo SIP em 2013 com a  crônica: ‘El atleta que renacio  de los escombros no atentado a AMIA’ publicada na La Nación em julho de 2012. Em 2007 foi finalista na  categoria Televisão nos Prêmios Novo Jornalismo CEMEX+FNPI.

É diretor e roteirista no campo audiovisual do documentário ‘Querido Doctor’ (2009), roteirista do documentário ‘Tras los pasos de El Hombre Bestia’ (2012).

Desde 2001 até a atualidade é professor de roteiros, jornalismo, televisão, palestras de documentários, seminário de TV social, interação e plataforma na Universidade Aberta Interamericana e na Escola Provincial de Cinema e TV de Rosario.

Com Substancias Elementares, o ciclo que ressalta os valores locais desde uma abordagem universal, obteve vários  reconhecimentos, prêmios e distinções. Com a apresentação do capítulo “Tiburones del Paraná” obteve a Monção Honrosa do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde  (2013), entre outros.